Translate

segunda-feira, 14 de maio de 2012

RELIGIÃO X SALVAÇÃO

        Deparei-me durante toda minha vida com diversos encontros com Deus; em cada um deles pude ver a graça Divina resplandecer diante de mim e o amor do Pai do céu me consumir.
        De família com formação religiosa mista do Catolicismo e Espiritismo, cresci meio sem identidade religiosa, mas me identificando com o amor de Deus que brotava através dos meus familiares, do carinho e preocupação de minha mãe e demais entes queridos. No seio  familiar não me empurraram dogmas, mas me mostraram caminhos a seguir; caminhos estes que sempre me apontaram Cristo Jesus.
        Nos tempos de escola, anos se passaram nas lecções do Colégio Batista; como era bom poder ter um encontro pessoal com Deus, cantar e louvar por tudo que Ele nos concede. Aprendendo a cativar e amar, como dizia a música. E o os anos de Escola Técnica Federal de Alagoas? Já no primeiro ano, apenas com 14 anos, o primeiro encontro marcante com o amor de Deus, que incendiou o meu coração. Vários anos anos se passaram dentro da Renovação Carismática Católica com tantas bençãos, tantas libertações, tantas curas, tantas providências Divinas, tanto conhecimento religioso, tanto amor. Tempos bons, inesquecíveis e essenciais!
        E hoje, no auge dos meus 29 anos, adentrando também na doutrina Espírita com minha família e permanecendo com frenquentes encontros com Deus dentro do Catolicismo, minha visão se abre para aquilo que sempre foi óbvio: não é religião ou doutrina que nos salva; quem nos salva é Cristo Jesus e nossas escolhas de seguir ou não os ensinamentos Divinos.
        Quantas vezes não vemos no Evangelho Jesus falar para os que o procuram: tu credes? E na resposta afirmativa daqueles que anseiam pelo amor de Deus, Ele exclama: vai que tua fé te salvou! Jesus não fala: vai que você está salvo, pois é judeu; ou: vai que irás ser salvo, pois és pagão; ou vá porque fulano ou cicrano te salvou. Da mesma forma hoje, Ele não nos fala: vá que por seres católicos, ou espíritas, ou protestantes sereis salvos; ou ainda: vá que o pastor tal, ou o padre beltrano, ou quaisquer outros te salvaram. A fala é a mesma: vai, pois a tua fé, o teu coração contrito e arrependido dos teus erros, o teu amor por Deus e pelo próximo, eles sim te salvaram!
        Não estou aqui condenando religiões, nem mesmo as exaltando. As religiões são importantes sim; elas nos apontam o caminho a seguir, elas nos transmitem os ensinamentos de Deus, elas nos fazem exercitar melhor a vivência de comunidade crente em Deus, de irmandade que busca na caridade ao próximo o amor que Jesus tanto nos ensinou. Cada uma tem seu modo de agir, suas verdades, suas doutrinas e sua importância nos planos de Deus; e quem somos nós para dizer qual a melhor ou pior? Porém, estou certo que definitivamente não são elas que nos salvam.
        Pratique sua religião onde se sentir chamado, onde se sentir amado, onde se sentir útil para ajudar ao próximo, mas antes de tudo ame a Deus acima de todas as coisas e viva na caridade, amando ao próximo da maneira que gostaríamos de ser amados; exercite o amor onde quer que esteja, pois esse foi o maior ensinamento que Jesus nos deixou.


(Douglas de Magalhães Araújo)

2 comentários:

  1. ..toda a bagagem de Deus em nossas vidas..em cada momento..e em cada pessoa..

    Primoo..lindo viuuu..!

    Te Amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado prima!! Tb te amo! Ajude-me a sempre buscar o caminho da luz!

      Excluir